sexta-feira, 15 de maio de 2009

Sobre a falta de pauta

Hoje me peguei com uma puta vontade de escrever. Algo que não tenho tido há um certo tempo. Na verdade até tenho, mas o problema é a falta. A falta de tempo, a falta de inspiração, palavras, temas, e até dinheiro. Mas creio que isso não seja um problema de verdade, pois se formos pensar assim só escreveremos quando realmente tivermos o que escrever, o que não é o caso. Mas o que vem ao caso quando pensamos nesse problema são os escritores que têm contrato com editoras. - Paulo Coelho, precisamos desse livro para o final de Janeiro no máximo! - Tá bom! Maktub! Não foi um bom exemplo, mas tá registrado. - Veríssimo, chega de orgias e banquetes e vá escrever! Direito, porra! Tudo bem que eles já têm um certo conceito no mercado e provavelmente sequer tenham prazos. Mas será que eles hesitam em escrever em momentos não inspirados? Hoje, por exemplo, segurei esta ânsia de escrever desde duas horas da tarde, quando estava caminhando em direção ao metrô e reparei que as pessoas estavam com pressa, se esbarravam umas nas outras, o guardador de carros gritava, e saiu correndo atrás de um carro que partia sem deixar seu trocado. Cenas corriqueiras desta metrópole calorenta, calorosa e criminosa, porém inspiradora e com vistas lindas. Voltando à caminhada, reparei que entre essas cenas caóticas havia um rapaz, por volta dos seus trinta e cinco anos, tocando violão na praça. Era um violão ligado à uma caixa de som, ligada à uma tomada da cabine de polícia. A música era Stairway to Heaven, do Led Zepellin, em versão bossa novística. Achei aquilo o máximo e me fez esquecer daquela sensação de escrever relatando o caos, e pensar na paz emanada aos humanos industrializados. Mas desafortunadamente quando desço a escada, já harmonizado, me deparo com uma fila gigantesca pra comprar o bilhete, e imediatamente, o caos. Chegaria atrasado à mais um compromisso, e a vontade de escrever aumenta. Diante a falta de assunto, ou pauta, esta foi uma das opções apresentadas no dia de hoje, sem contar as matérias do jornal, a gripe suína, o mendigo dormindo na esquina, o mengão campeão, a discussão com minha mãe, os problemas de saúde do meu cão, e muito mais. Mas como eu não tenho prazos, apenas sento, abro o bloco de notas, penso em alguma coisa, ou nada.

1 Comentários:

Blogger Rounds disse...

eu também tenho uns grilos assim de vez em quando...

um amigo meu disse-me que eu devo praticar todos os dias.

escrever é praticar! o cara tá certo, mesmo que a gente não tenha assunto no momento...

abs

18 de maio de 2009 às 08:18  

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

Free Blog Counter